A Lição de Jonas

Jonas tentou fugir da missão que Deus lhe deu, mas aprendeu que não há como escapar dos propósitos divinos. Descubra a poderosa lição dessa história: quando tentamos fugir de Deus.

Atualizado em: 06.12.2025

A Lição de Jonas - Fugindo de Deus

Você já tentou fugir do que Deus queria para você? Pois é, Jonas também tentou.

Jonas foi escolhido por Deus para uma missão: ir até a cidade de Nínive e alertar o povo sobre seus erros. Mas, com medo e insegurança, ele decidiu fazer o contrário. Embarcou em um navio para bem longe de onde Deus o havia mandado.

Quantas vezes nós também fugimos daquilo que precisamos enfrentar? O medo nos paralisa, mas não apaga o propósito que Deus tem para nós.

Durante a viagem, uma grande tempestade caiu sobre o mar. Os marinheiros, desesperados, descobriram que Jonas era o motivo daquela situação e, sem alternativa, lançaram-no ao mar.

Deus no Controle da Tempestade

Às vezes, precisamos ser tirados da nossa zona de conforto para entender que Deus ainda está no controle.

E então, algo extraordinário aconteceu: um grande peixe engoliu Jonas. Ele ficou ali, no ventre do peixe, por três dias e três noites. Sozinho, no escuro.

A Obediência Traz o Milagre

Jonas orou e reconheceu que não poderia fugir de Deus. Nos momentos mais escuros da vida, quando tudo parece perdido, é quando descobrimos que nunca estivemos sozinhos. Deus usa o silêncio para nos transformar.

Depois de três dias, o peixe vomitou Jonas na praia. E, dessa vez, ele obedeceu. Foi até Nínive e cumpriu sua missão.

Jonas aprendeu que não adianta fugir quando Deus tem um propósito para você. Ele vai te levantar, mesmo que seja do fundo do poço.

Referências: Livro de Jonas (Capítulos 1 a 4).

© 2025 Reflexões Biblicas - RSN Cristão Biblico. Todos os direitos reservados.

Este artigo foi criado com auxílio de IA OpenaiGPT e otimizado/revisado por Gemini . Roteiro e revisão original por Reflexões Bíblicas/RSN.